1 . Posso comprar o material Suzuki e dar aulas ‘Suzuki’? Sou professor formado e sei como meu instrumento funciona.
Resposta: Não. Infelizmente o material Suzuki é uma coletânea de músicas que são utilizadas na educação musical. Os materiais (livro e CD) não trazem nenhuma informação sobre como funciona a aplicação do Método. Essa atitude (fazer uso do repertório sem formação), é a causa de tantos alunos ‘Suzuki’ com problemas técnicos, musicais e de desenvolvimento humano, além de colaborar para uma ideia do senso comum de que o método Suzuki não funciona.
2. Com qual idade posso fazer um curso de capacitação? +
Resposta: Para fazer o curso de Filosofia Suzuki é necessário ser maior de idade e ter ensino médio completo.
3. Para fazer o curso de instrumento, livro 1, é necessário ser graduado em música?
Resposta: Para fazer os cursos de livro, não é necessário ser graduado em música, mas deve-se comprovar que você conhece seu instrumento, que toca perfeitamente bem para ser um exemplo para os seus alunos. Já o Método Suzuki de canto, ou Suzuki Voice, pede que o professor tenha ensino superior em música ou em artes e que tenha formação em aulas de canto comprovadas para fazer os cursos de capacitação.
4. Qual o repertório solicitado para a vídeo-audição?
Resposta: No site da SAA você encontra todo o repertório para cada nível de vídeo-audição. https://suzukiassociation.org/teachers/training/audition/
5. Quais instrumentos que possuem capacitação para o Método Suzuki?
Resposta: Os cursos oficiais de Método Suzuki são: violino, viola, cello, contrabaixo, violão, piano, flauta transversal, flauta doce, harpa, órgão, trompete (metais), canto, sensibilização musical para bebês e bandolim(Europa). A Itália está com um projeto em andamento para Acordeon.
6. Quero fazer o curso de capacitação como ouvinte, é possível?
Resposta: Se o curso que você está pensando em se inscrever aceita ouvintes, é possível sim. A diferença é que você não precisa fazer todas as avaliações, pré-requisitos e não terá, ao término do curso, o seu certificado registrado na SAA.
7. Fiz o curso de Filosofia Suzuki. Já sou um professor Suzuki?
Resposta: Se você conhece bem seu instrumento, já possui experiência ensinando música, crê ter compreendido a Filosofia Suzuki e se sente seguro para experimentar, faça! Contudo, sugerimos fazer primeiro o curso de livro 1 do seu instrumento para que você se sinta seguro em iniciar um aluno.
8. Conheço outros Centros Suzuki em diferentes cidades do Brasil. Qual a relação entre estes centros?
Resposta: A proposta de um Centro Suzuki é reunir professores Suzuki de diferentes instrumentos em benefício da comunidade local de pais, alunos e professores. Apesar dos Centros e Estúdios Suzuki não possuírem relação comercial entre si (não estão incluídos num sistema de franquia), o que nos une é a Filosofia Suzuki. O Centro Suzuki de Educação Musical está localizado em São Paulo.
9. É possível existir um professor Suzuki que leciona fora de um ambiente de um “Centro ou Estúdio Suzuki”?
Resposta: Sim. Existem diversos professores Suzuki realizando trabalhos em escolas de música, espaços culturais e projetos sociais atualmente em nosso País.
10. Para ser um professor Suzuki preciso ser filiado à Associação Suzuki das Américas?
Resposta: Para fazer o curso de Filosofia Suzuki, não é necessário ser membro da SAA. Contudo, a partir do curso de livro 1, para fazê-lo, você terá de ser membro obrigatoriamente. No entanto, vale a pena consultar o site da SAA para saber quais os benefícios de ser um membro associado. Além de poder participar dos eventos, você pode solicitar bolsas de estudo.
11. Quem define a condução pedagógica dos cursos Suzuki? O repertório, a ordem das músicas, desenvolvimento técnico, prioridades, condução de resultados, avaliação? São as mesmas, japonesas, para violino (estendido aos outros instrumentos) desde 1930?
Resposta: Não! O propósito de comunidade da Filosofia Suzuki está presente também na condução pedagógica. Atualmente, existe um comitê pedagógico na SAA (e também por instrumento) para decisões como revisão de livros, técnicas, repertório complementar, etc. Ainda que, de maneira mais regional e específica, aconteça essa troca e reflexão diretamente em todos os cursos de capacitação de professores.
12. Existem outras associações internacionais do Método Suzuki?
Resposta: Sim! Temos 5 associações internacionais: Associação Suzuki das Américas (SAA), Associação Suzuki da Europa (ESA, responsável pela Europa, Oriente Médio e África), Associação Suzuki da Oceania (Pan-Pacific, responsável pela Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico), Associação Suzuki da Ásia (exceto Japão), e o Instituto da Educação do Talento (Japão). Todas essas associações são regidas pela Associação Suzuki Internacional (ISA).
13. Posso fazer cursos de capacitação em outros países, regidos por outras associações, como a da Europa, por exemplo?
Resposta: sim e não! Sim, porque se você respeita as regras de cada associação, nada te impede de fazer os cursos. E é sempre uma oportunidade rica de capacitação. Não, porque as regras de cada associação são diferentes, e se você pensa em validar os cursos no Brasil, por exemplo, isso não é possível. Contudo, a resposta é sim, se a sua busca for por conhecimento. Mas será Não, se a sua busca for por certificados!
14. Sou professor Suzuki e estou me mudando para outro país fora da região regida pela SAA. Posso trabalhar como professor Suzuki?
Resposta: Sim! Nada te impede de iniciar um estúdio e um novo trabalho em um novo país. Contudo, fazemos parte de uma comunidade e sabemos o quanto isto é importante para o sucesso do trabalho Suzuki. Por esta razão, recomendamos você procurar as associações da sua nova região e se informar como você deve proceder para validar, fazer, ou refazer cursos e se tornar membro desta nova comunidade.