Celebrando o nosso amor pela flauta doce
Todos os anos, os professores de flauta doce do Centro Suzuki organizam a Maratona Suzuki de flauta doce de São Paulo. Este evento começou em 2016, após a professora Renata Pereira ter ministrado um fim de semana de aulas para os alunos da professora Suzuki Luciana Schmidt em Londrina no Paraná.
O evento em Londrina foi intenso! Para alguns, (não para os alunos, é claro) foi até cansativo! E ao término do fim de semana, as professoras brincaram chamando o encontro de Maratona!
É inevitável que eventos como estes causem uma inspiração gigante nos alunos. Além disso, os estudantes de flauta doce conhecem pessoas de diversos lugares, têm aulas com outros professores, observam alunos e suas famílias, assistem concertos e recitais, master classes de outros alunos e fazem novos amigos. O que tudo isso causa em um jovem estudante de flauta doce? Um sentimento de pertencimento. Eu faço parte de algo muito maior do que eu.
Foco deste ano
Na sociedade em que vivemos, são inúmeros os casos de depressão em jovens. Os adolescentes de hoje têm acesso a um número gigantesco de informações e, grande parte deles, não se sentem úteis para a sociedade. O sentimento de pertencimento, ‘eu faço parte disso’, ‘eu sou importante para esse grupo’, ‘se eu não vier, farei falta’; faz com que, em sua transição para a maturidade, o adolescente se perceba capaz, importante, e tenha vontade de ir conquistando o seu espaço no mundo.
Independente se nossos alunos irão querer seguir carreira musical ou não, em eventos como a Maratona, eles:
- pertencem a algo maior,
- conhecem outros iguais a eles com as mesmas dificuldades, desejos, e sonhos,
- observam como um evento é organizado,
- podem ajudar a organizar,
- podem ajudar os amigos,
- sabem que são exemplos para os mais jovens,
- aprendem novas habilidades cognitivas, sociais, e novas habilidades musicais.
Sucesso
Este ano conseguimos atrair alguns alunos adolescentes que, há algum tempo, não participavam dos eventos. Tivemos quase 100 inscritos, de diversos lugares do Brasil (de Roraima ao Alegrete no Rio Grande do Sul) e mais suas famílias e professores. Com um público total de 200 pessoas.
Isso só foi possível, porque desde o início do Centro Suzuki, fizemos muitos eventos para chegarmos até esta edição. Recitais, Concertos, Master Classes com professores convidados e Cursos de Capacitação de Professores. E em todos estes eventos fomos aprendendo com a organização, com os erros e acertos, e, fomos crescendo juntos.
Já tivemos professores brasileiros convidados em outras edições. No ano passado tivemos como professores convidados o flautista Paul Leenhouts (Holanda/USA) e a flautista e SAA (Suzuki Association of the Americas) teacher trainer Mary Halverson Waldo (USA). Este ano, tivemos a presença da ESA (European Suzuki Association) teacher trainer Nancy Daly (UK) e da flautista e YouTuber (team recorder) Sarah Jeffery (UK/Holanda).
A semana Maratona!
Para nós professores, o evento começou muito antes com toda a organização. No dia 27 de Agosto, recebemos professores Suzuki de flauta doce do Brasil para mais um curso de Capacitação com a convidada (pela 1ª vez no Brasil) Nancy Daly (UK). Foi incrível!
No dia 29 de Agosto, recebemos alguns professores e alunos para os ensaios do concerto de abertura da Maratona e do Esquenta ORDA! Foi um dia cheio de flautas doces em nossa casa na Vila Mariana.
No dia 30 pela manhã, fomos para o Instituto Biológico de São Paulo, um espaço lindo de arquitetura Art Déco, para a organização do evento. Um multirão de pais e professores foi criado para deixar tudo pronto para receber os alunos e familiares! Foi lindo!
Gostaríamos de agradecer a profa. dra. Lília Paulin, sem a qual o evento não poderia ter acontecido no Instituto Biológico. À diretora do núcleo de eventos do Instituto: Edite Siqueira Rodrigues. E à diretora do Instituto, a profa. dra. Ana Eugênia de Carvalho Campos pela acolhida, e por todo apoio.
Foram 5 concertos de flauta doce em apenas 1 dia e meio. Mais as duas apresentações na Avenida Paulista no domingo. Além de master classes, aulas em grupo e workshops. Foi inesquecível.
A melhor parte do evento foi ver o excelente nível dos estudantes de flauta doce do Brasil e poder acompanhar de perto os trabalhos inspiradores dos professores Suzuki de flauta doce do nosso país.
Tivemos também durante a Maratona, o lançamento de dois livros de duas queridas professoras Suzuki de flauta doce: Ilza Joly de São Carlos/SP e Eunice Montanari de Boa Vista/RR.
Ficou interessado?
Você é aluno Suzuki de flauta doce e ficou com vontade de participar das próximas edições? Acesse o site da maratona, veja como funciona e se prepare para 2020.
Você é professor e adoraria assistir todo o evento, inclusive, poder observar as aulas? Venha!
Você é flautista, ou estudante de flauta doce, mas não conhece o Método Suzuki? Venha participar também, você será muito bem-vindo!
Até!
#amamos flauta doce
Acesse o site da maratona www.maratonasuzuki.com.br